Espetáculo

CÁPSULA

CÁPSULA

Na criação da CÁPSULA seguimos uma abordagem coreográfica associada a um processo colectivo de criação e produção de conteúdos de texto e movimento. A música usada ao longo do trabalho foi igualmente gerada em conjunto com os desenhadores de som. Este projecto recebeu o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian para a criação teatral.

No palco deste trabalho os intérpretes habitam um lugar liminar enquanto esperam pelo fim que há de vir, ao mesmo tempo que se debatem com a sua chegada, uma situação que os leva a questionar as perspectivas ocidentais canónicas sobre noções de tempo e fim/finalidade. Será o fim realmente um fim tendo em conta que o final de algo implica sempre a chegada e um princípio do que está por vir? Não estão os nossos próprios corpos num processo final constante à medida que novas células são geradas e outras destruídas? Estas questões geram um campo dialéctico especulativo entre os intérpretes que foi alimentado pela presença de uma conversa skype em tempo real, trazendo assim para o palco mais perspectivas e universos.

Enquanto objectos cénicos foram trazidos para a cena sacos de plástico recolhidos aquando da mudança de estação e colecção em lojas de roupa, do lixo portanto, dando lhes um uso e vida alternativos. Estes sacos geraram figuras e imagens, foram ameaçados de morte, capturados, agarrados e libertos mas nunca destruídos nem acabados, ampliando assim o campo de discussão em torno do “Fim”.

 

FICHA TÉCNICA

◖+◗ CRIAÇÃO E PERFORMANCE João Estevens, Mafalda Miranda Jacinto, Mariana Nobre Vieira, Tiago Mansilha; ◖+◗ DESENHO DE SOM Francisco Barahona, Manuel Leal; ◖+◗ DESENHO DE LUZ Inês Sanches;◖+◗ PRODUÇÃO Rabbit Hole; ◖+◗ APOIO FINANCEIRO Fundação Calouste Gulbenkian; ◖+◗ APOIO C.e.m. – Centro Arte e Movimento, Rua das Gaivotas6/ Teatro Praga.

 

DATAS

Dezembro 2-4, 2015 Escola das Gaivotas, Lisbon [PT]

Dezembro 12, 2015 malavoadora.porto, Porto [PT]

Janeiro 30, 2016⌟ Teatro Sá da Bandeira, Santarém [PT]