TERRÁRIO
〖Rua das Gaivotas 6 ◊ 14-28 Maio de 2016〗
O Terrário é uma instalação construída na Rua das Gaivotas6, que existiu enquanto arquivo vivo em construção, fruto do desejo de criar um espaço para o surgir de pontes e ligações entre um centro de documentação para as artes performativas e o dia-a-dia de um bairro. A livros canónicos da história das artes performativas associámos títulos inseridos dentro de tópicos que versavam desde Teoria Queer a Fenomenologia Alienígena, Psicogeografia, Urbanismo e Gentrificação, cruzando o texto escrito com vídeos filmados no bairro circundante da Rua das Gaivotas6, olhando para os movimentos do dia-a-dia enquanto coreografias expandidas.
Neste contexto, o Terrário também se propôs a considerar a situação site-specific de uma zona de Lisboa onde se verificam indícios de gentrificação, assim como a reflectir sobre o impacto de projectos e propostas artísticas tais como as deste mesmo trabalho neste mesmo processo. Estas reflexões contaram com a contribuição de Paula Sá Nogueira (Teatro Cão Solteiro), que ofereceu uma visita guiada através do arquivo e do bairro, expondo as mais recentes tendências de exotificação de Lisboa e dos seus habitantes.
O Terrário é ainda um lugar a ser ocupado, cujos livros e vídeos fazem agora parte do Centre de Documentação da Rua das Gaivotas6. Um ecossistema interligado de relações simbióticas com propriedades instáveis que se pergunta a cada momento se está assente sobre a história, sendo documental e especifico ou se pode ser visto como um lugar onde re-escrita do passado, do conhecimento estabelecido e da própria noção de que um arquivo pode ser.
◤FICHA TÉCNICA◢
◖+◗ CRIAÇÃO E DIREÇÃO ARTÍSTICA João Estevens, Mariana Nobre Vieira, Miguel Ribeiro e Pedro Marum;
◖+◗ COM João Estevens, Mariana Vieira, Miguel Ribeiro e Pedro Marum, Marshal McLuhan, Ian Bogost, O Bairro, Richard Schechner, Paula Sá Nogueira, Judith Butler, Poço dos Negros, Bruno Latour, Sara Orsi, Thomas McEvilley, Claire Bishop, Francisco Belard, entre outrxs
◖+◗ IMAGEM Joana Sousa, Pedro Marum
◖+◗ PRODUÇÃO Rabbit Hole e Rua das Gaivotas6
◖+◗ APOIO Programa BIP/ZIP, Horto do Campo Grande
◖+◗ AGRADECIMENTOS 49 ZDB, José Capela, João Pedro Vale, Frederik Becker, Clara Antunes, Cristina Correia, Marta Duarte Frade, Miguel Loff Barreto, Rita Caldeira, Sandra Alvarez.