Plataforma Artística

Xtreme Korea

A estética propagandista exalta os valores idealizados pelo regime: A subordinação dos desejos do individuo as necessidades do coletivo. Nestes jogos massivos, a glorificação da cor, do ritmo, sincronia e acrobacia arrebatam e fazem estremecer. Objetivo cumprido. Uma força esmagadora que (co)move um país e milhões de espetadores. É este estremecer e locomoção que a Rabbit Hole propõe para esta festa. Brindemos às pernas que se dobram por detrás de cabeças num desenfreado respeito-medo-devoção. A arte do coletivo na defesa de um grandioso belo. Sonhos de meninos princesas, fetiches refundidos, vontades de “fazer parte”.

Nesta Rabbit Hole faremos a celebração das nossas aparentes liberdades. Vinde e escolhei! Sol de fim de tarde a partir das 18H, seguido do documentário “A State of Mind” às 7H: uma oportunidade de apreciar e pensar o poder de uma estética coletiva, apoteose da extravaganza do realismo socialista nos jogos de massa da Coreia do Norte. Até que ponto consegue um ente-estado dominar a psique de um povo? Até onde pode ir o espetáculo como veículo de transmissão ideológica? Será que não vemos nós também jogos semelhantes a este serem representados no dia-a-dia? Onde, como? Divaguemos em conjunto no debate que se seguirá à projeção do filme, saciados pelos néctares à disposição de fomes e sedes.

Depois do pensar vem o agir, e na Rabbit Hole gostamos de acionar. Xtreme Karaoke às 10H, seguido das propostas performáticas oferecidas por quem se arrisca neste espaço de abertura. Ver, falar, pensar, cantar, dançar e celebrar. Dia 19 de Outubro na ZDB, joguemos os nossos jogos e dancemos até à liberação neste espetáculo que não tem fim.

PROGRAMA